Como parar de fumar agora?

Você anda cansado de tentar parar de fumar mas não conseguir? Cansado e se sentindo frustrado por tentar abandonar esse vício e sempre falhar na tentativa? A seguir vamos citar truques e dicas que vão te auxiliar a deixar o tabaco de vez. 

Há mais de duas décadas o tabagismo é considerado uma doença neurocomportalmental, causada pela dependência da nicotina. Além da nicotina, os cigarros também possuem aproximadamente 4.700 mil substâncias tóxicas inaladas a cada tragada. Como o vício é intenso, dicas e truques disponíveis são sempre bem-vindos. Quer tentar? 

Dessa forma anualmente, ao redor do mundo, o tabagismo é responsável por milhares de mortes, além de ser um grave problema de saúde pública.

O comprometimento da saúde física e mental dos indivíduos que fazem o uso, prejudica também o desenvolvimento social, educacional, econômico e ambiental, além de prejudicar quem convive junto e quem está por perto, por isso deve-se discutir sobre a conscientização da população para suspender o uso do cigarro. 

Ademais a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) afirma que anualmente morrem cerca de 8 milhões de pessoas por conta do tabaco. Mais de 7 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, enquanto mais de 1,2 milhão de mortes são resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

Muitos fumantes dizem…

Muitos fumantes estão conscientes dos males causados pelo tabaco, a maioria quer parar de fumar, mas na maioria das vezes, apenas aconselhamento não é o suficiente para se livrar desse vício.

Algumas pessoas necessitam de uma ajuda extra, e ela pode vir de muitas maneiras, e o melhor de tudo, de maneiras que você não precise usar medicamentos controlados.

Contando com mais aliados e apoio nessa luta, o fumante fica mais motivado para deixar de fumar. 

E aí vai uma ressalva, parar de fumar sempre vai valer a pena e trazer inúmeros benefícios independente da sua idade. Quando se para de fumar, a sua expectativa e qualidade de vida aumentam significativamente. 

O Ministério da Saúde reforça sempre que os benefícios podem ser percebidos em qualquer faixa etária, contudo, quanto mais cedo o indivíduo parar de fumar, mais benefícios serão notados.

A partir do momento em se para de fumar, o indivíduo ganha mais de 10-15 anos de vida, além de uma redução significativa de 30 a 90% da ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis relacionadas ao tabaco. 

Por consequência, quem fuma tem o risco 10x maior de desenvolver câncer de pulmão5x maior de ter enfisema pulmonar, bronquite e infarto, além de 2x mais chances de sofrer um derrame cerebral (AVC).  

Se você está decidido a parar de fumar e quer passar por esse desafio com saúde, aí vão algumas dicas para você ter sucesso:

Pratique exercícios físicos 

Muitas pessoas acham que não precisam da prática dos exercícios físicos no processo de parar de fumar, porém estão enganadas. A atividade física é extremamente recomendada para quem deseja parar de fumar, porque além de ajudar a tirar o foco do cigarro, essas práticas também ajudam a diminuir a ansiedade, que é recorrente nas primeiras semanas sem o cigarro.

Recomenda-se um início gradual da pratica de atividades físicas, começando com cerca de 30 minutos por dia e ir aumentando pouco a pouco, é claro, sempre com autorização médica e acompanhamento de profissional da área habilitado. O importante é se movimentar cuidando do corpo e da mente. 

Evite lugares com muitos fumantes 

Buscar atividades e hábitos diferentes podem te ajudar a parar de fumar com mais facilidade e menos estresse. É extremamente necessário planejar atividades para colocar no lugar do cigarro e focar em outras coisas. As mudanças de rotina são muito importantes no processo de parar de fumar. Você deve manter seus prazeres e lazeres, sobretudo, sem o cigarro. 

Nesse período inicial, contudo, é melhor evitar certos lugares e situações que remetem ao fumo e ao vício até que você se sinta pronto para enfrenta-los. Evite lugares com muitos fumantes! Evite também o consumo de bebida alcoólica, já que beber está diretamente ligado ao consumo do tabaco.

Vá a lugares fechados

Para quem sente vontade de fumar após uma refeição, aí vai uma dica muito interessante, comece a frequentar lugares fechados e sem áreas para fumantes (bares, restaurantes e etc.), onde é proibido fumar.

Se por um acaso algum amigo sair para fumar, nada de acompanhá-lo ou dar um trago, assim fica mais fácil de não dar nenhuma brecha e não ficar ansioso.

Beba bastante água

A água é importante para qualquer pessoa, porém para quem está nesse processo é de extrema importancia ingerir bastante líquido, principalmente água quando sentir vontade de fumar. Além de eliminar muitas toxinas e a nicotina do corpo, ela ajuda também a controlar a compulsão por doces (que pode surgir nesse período).

Seja Persistente, você vai conseguir parar de fumar

Sempre persista. Embora possa acontecer recaídas, o melhor jeito é sempre tentar outra vez, e outra e outra, quantas vezes forem preciso, o importante é nunca desistir. Agarre-se a essa decisão e busque se livrar desse mal, visando sempre uma vida mais saudável.

Faça terapia

Em muitos casos, o cigarro é visto como um apoio emocional para quem está passando por momentos difíceis, de tristeza, angústia ou outro sentimento parecido, precisando do cigarro como uma fuga, algo para relaxar.

Quando a pessoa decide parar de fumar, nota-se que esses sintomas pioram, por isso o ideal é buscar ajuda psicológica e fazer  terapia para aprender a lidar com a causa real desse estado, e não utilizar o cigarro como válvula de escape. 

Busque apoio da família e de amigos

Familiares envolvidos e amigos auxiliando nessa luta para deixar de fumar ajudam quando demonstram empatia e apoio, o fumante se sente seguro. O amparo emocional pode ajudar de muitas maneiras, visto que quem tem amigos e família apoiando essa decisão, consegue passar por esse processo mais facilmente.

Aposte em alimentos saudáveis

Para vencer o vício, você pode contar com recursos simples como tomar chá verde, beber bastante água, comer palitos de cenoura crua, frutas geladas picadas, mascar cravos, cristais de gengibre. Todos esses são exemplos de alimentos ajudam a diminuir e até mesmo acabar com a vontade de fumar.

Conte o dinheiro que guardou

Você faz ideia do quanto gasta com cigarro por mês ou  por ano? 

Contudo tente fazer uma conta rápida de cabeça e note o quanto você economizará e quantas outras coisas úteis você poderia comprar com esse dinheiro.

E melhor ainda, para que esse valor não fique para sempre no “eu acho que“, coloque o dinheiro de cada maço de cigarro que você iria comprar dentro de um cofre e estipule uma data especifica para abri-lo, um ano após ter deixado o cigarro, por exemplo. Você vai se surpreender, e claro, ficar feliz com o resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *