O que é impotência sexual?

Leonardo da Vinci se baseou no fato de que acontecem ereções noturnas involuntárias, então concluiu que o cérebro não controlava a função do pênis, assim sendo que para ele tinha mente própria. Com isso, fez mais pesquisas e ao dissecar cadáveres de pessoas enforcadas, assim sendo observou que o pênis endurecia quando se enchia de sangue e descreveu a ereção. No entanto, Leonardo da Vince estava enganado quanto ao controle que o cérebro tem do pênis, a integração entre cérebro e pênis é fundamental para que ocorra o mecanismo da ereção.Veja abaixo como ocorre a disfunção erétil.

Existem dois grupos de fibras nervosas na qual o pênis é inervado, um grupo carrega o que chamamos de “inibitórios” que impedem a ereção e o desejo sexual o outro grupo são excitantes que estimulam o desejo sexual. Esses dois grupos se juntam a medula, localizada no centro da coluna vertebral.

Através de circuitos de neurônios o cérebro com seus mecanismos totalmente integrados, provocam sinais inibitórios, é como um estimulante fazendo com que o sangue presente nas artérias penetre nos campos cavernosos e por compressão fique retido dentro deles, promovendo a ereção.

E quando o sangue volta para a circulação normal, o pênis volta a ficar flácido e a ereção desaparece. Qualquer mudança nesse mecanismo pode causar a disfunção erétil.

Em resumo, impotência sexual é qualquer sintoma que prejudique o desejo sexual do individuo. Dentro desse mesmo grupo encontramos pessoas que tem dificuldade ter ou manter uma ereção e isso é caracterizado como disfunção erétil.

Com todos os estudos feitos nos dias de hoje conseguimos obter uma notável revolução nessa área que nos possibilitou um melhor entendimento da fisiologia peniana e com isso foram criados alguns tratamentos para esse tipo de impotência.

Como saber se tenho disfunção erétil?

Em âmbito mundial, estima-se que em torno de 155 milhões de homens apresentam disfunção erétil.

Considerando a população adulta acima de 18 anos, acredita-se que 52% dos homens apresentarão algum grau de disfunção erétil; assim sendo que 10% apresentarão casos graves; 25% apresentarão disfunção moderada e 17% disfunção mínima.

Para ser considerado impotente precisa ter apresentado a disfunção erétil permanente.

Uma falha ocasional na ereção é normal que aconteça com todos os homens. Mas quando se fala em impotência sexual nos referimos também a outras manifestações da sexualidade masculina que não tem nada a ver com ereção, como a falta de desejo sexual, ejaculação precoce ou retardada.

Quais são as causas da impotência sexual?

A causa emocional atinge 70% dos homens, os 30% restantes variam entre disfunção orgânica, contudo podem ser vascular de origem arterial, hormonal e outros.

O cigarro tem alguma influência na impotência sexual?

Sim, muita. Em um trabalho feito pelo Dr. Drauzio Varella e sua equipe na cidade de são Paulo, foram estudados 12 indivíduos com histórico de disfunção erétil e todos fumavam.

Para investigar mais a fundo aplicaram o teste de ereção farmacológica (injetaram uma droga no pênis e observaram o resultado). Todos responderam positivamente, obtendo um ângulo de ereção maior do que 105 graus em média. 

Uma semana depois, eles retornaram, mas antes de repetir o exame fumaram dois cigarros. Em 80% deles, o ângulo de ereção caiu para 60 graus. Não deixou duvidas que o cigarro tenha grande influência na ereção.

2 thoughts on “O que é impotência sexual?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *