O que é disfunção erétil?

Em princípio a impotência sexual, também conhecida como disfunção erétil, é a dificuldade em ter ou em manter uma ereção peniana que permita ter uma relação sexual.

Para ser considerado um problema é preciso que ocorra em pelo menos 50% das vezes que se tenta ter uma relação sexual.

O que causa a baixa libido e impotência sexual?

 Todavia a baixa libido existe separadamente da impotência sexual. Não ser capaz de ter ou manter a ereção pode trazer um sentimento de culpa, vergonha ou até mesmo estresse, gerando problemas na relação.

Veja alguma das possíveis causas:

Depressão, estresse e ansiedade

A depressão, estresse e ansiedade são as causas mais comuns da falta de apetite sexual.

Com o dia a dia, é quase impossível não se sentir estressado, mas existem formas de aliviar esse sentimento, como:

  • Meditação: a meditação traz várias vantagens como melhora da cognição e do sistema imunológico, melhora da memória e da qualidade do sono, assim reduzindo o estresse;
  • Atividades físicas regulares: praticar exercícios físicos todos os dias auxilia no tratamento da depressão, estresse e ansiedade;
  • Tenha acompanhamento psicológico e psiquiátrico: Por mais que existam maneiras naturais de tratar esses problemas, é essencial que a pessoa tenha o acompanhamento de um psicólogo e psiquiatra. É necessário ter profissionais que o ajude a superar esses problemas de uma vez por todas. 

Fumar diminui a libido e pode agravar a disfunção erétil

Fumar tem diversos efeitos na vida sexual, tais como:

  • Em primeiro lugar a produção de esperma é menor e sua qualidade inferior ao de um não fumante, um dos efeitos que fumar traz ao esperma é a diminuição de sua mobilidade;
  • Em segundo lugar aumenta as chances de se tornar impotente sexual;
  • Atrapalha a circulação e prejudica os vasos sanguíneos, e como a ereção depende da quantidade de sangue nos corpos cavernosos do pênis, a circulação sanguínea ruim pode resultar em uma disfunção erétil;
  • E por fim Diminui a fertilidade.

Você passa tempo suficiente no sol?

Se a resposta for não, há razão para seu baixo desejo sexual pode ser a falta de vitamina D no organismo.

Vitamina D é produzida quando a pele é exposta a luz solar e a deficiência dessa vitamina no organismo pode causar a disfunção erétil.

Estar acima do peso

Estar acima do peso pode te levar a ter uma impotência sexual e baixo apetite sexual. Manter o peso indicado é essencial para aumentar a libido.

Como aumentar a libido?

Contudo existem diversos fatores que podem influenciar no desejo sexual, mas como aumentar a libido sem prejudicar a saúde?

Antes de tudo é necessário que se entenda o que está causando o problema para que o tratamento seja realizado de forma correta, sendo possível aumentar a libido de forma natural, sem trazer maiores prejuízos à saúde.

É normal que a produção dos hormônios sexuais masculinos (testosterona) e femininos (estrogênio) caia depois dos 20 anos de idade. 

One thought on “O que é disfunção erétil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *