6 dicas de como parar de fumar agora

Você pretende parar de fumar mais não sabe por onde começar? Fique tranquilo, com essas dicas você conseguirá chegar ao seu objetivo final: Parar de fumar definitivamente.

Existem algumas estratégias que irão te ajudar a tomar a iniciativa de largar o cigarro agora, de uma vez por todas. É muito importante que você leia sobre os malefícios que o tabagismo causa a sua saúde física e mental, assim como é importante ler sobre os benefícios que, parar de fumar, trará a sua vida.

Após tomar a iniciativa de parar de fumar, existem algumas dicas que são de extrema importância, para te ajudar a não ter recaídas, elas te ajudarão a tornar esse momento mais fácil. Vamos começar?

Defina um dia para parar de fumar

Escolha uma data específica para parar de fumar, chamamos essa data de “dia D”, ou seja, quando esse dia chegar você não deve fumar mais nenhum cigarro.

Vale ressaltar que a data escolhida não deve ser superior a 30 dias após você ter tomado a decisão de largar o cigarro, e sugerimos escolher uma data especial, por exemplo, uma data de aniversário, o início de um curso ou até mesmo o término dele, o importante é definir essa data.

Envolva sua família e amigos em sua decisão

Muito provavelmente você apresentará sintomas da abstinência, sendo eles, irritabilidade, dores de cabeça, ansiedade, inquietação, alterações em seu sono e estresse, é importante que sua família e amigos mais próximos estejam cientes de sua decisão, assim poderão lhe ajudar e motivar quando estiver em um dia difícil, o processo de parar de fumar se tornará menos custoso.

Retire objetos relacionados com o cigarro do ambiente

Sabe aquele cinzeiro ou aquele isqueiro que antes você utilizava? Pois bem, você deve descartá-los, você não precisará mais desses objetos, então mantê-los em sua casa poderá levá-lo a recaídas e atrapalhar o seu processo. Se tiver maços de cigarro em casa, descarte-os também.

Evite cheiro do cigarro

Lave suas roupas, toalhas, cortinas, lençóis e tudo que estiver em seu ambiente, que ainda possua cheiro de cigarro. Evite ir a lugares onde pessoas estejam fumando, devido ao cheiro da fumaça.

Coma alimentos saudáveis quando sentir vontade de fumar

Quando vier o desejo de fumar, tenha sempre ao seu alcance uma bala sem açúcar, um copo de água, sucos, chás ou com pedaços de gengibre. Eles ajudam também a diminuir aquela sensação de fome.

O importante é que sejam alimentos saudáveis, devem-se evitar alimentos ricos em gordura e açúcar, pois nesse momento o risco de engordar é maior, portanto também é importante praticar exercícios físicos regulares.

Faça atividades prazerosas

Busque praticar atividades prazerosas que não incluam o uso de cigarro e que te distraiam. Para o fumante o cigarro trás uma sensação de prazer, portanto quando o uso de tabaco é interrompido, existe a sensação de abstinência.

Faça caminhadas ao ar livre, assista a um filme, faça crochê, pratique jardinagem ou faça exercícios físicos.

Dessa forma você manterá sua mente ocupada e suas mãos também, essas atividades irão substituir o sentimento de perda por ter parado de fumar. 

Chegou até aqui e gostou das dicas? Então comece a praticá-las hoje, tome a decisão e pare de fumar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *