Como o corpo age quando você decide parar de fumar ?

Parar de Fumar, a nicotina é uma das drogas que provocam maior dependência física, assim sendo o cigarro é um dispositivo atraente para facilitar o consumo. Tudo ocorre de forma bem simples, a pessoa leva o cigarro a boca, aspira a fumaça que alcança os pulmões, dessa forma dos pulmões, a nicotina passa para a circulação e se espalha para o corpo inteiro, atingindo o cérebro e exercendo sua função aditiva. Você sabia que essa substância chega mais depressa ao cérebro quando aspirada do que quando injetada na veia?

Não tenho a menor dúvida de que todo fumante gostaria de parar de fumar. Mesmo aqueles que afirmam “não, não estou interessado”, falam assim porque não conseguem parar de fumar e não porque não o queiram.

 A crise de abstinência de nicotina se manifesta em poucos minutos e é pior do que a de outros alcalóides, como os que existem na maconha, na cocaína, bem como na heroína. Esses ainda permitem aos usuários ficarem muitas horas longe deles.

As pessoas que fumam são cientes que o cigarro dá câncer, infarto, derrame cerebral, mas não se abalam com isso. A maioria das pessoas não liga para consequências futuras, a espécie foi selecionada assim. De que adiantava ficar planejando a vida para os vinte anos seguintes, pois, o homem primitivo não sabia se, no fim do dia, estaria vivo para voltar à caverna trazendo a caça que fora buscar para alimentar a família?

Parar de Fumar: Qual a extensão dos danos já causados pelo cigarro no organismo?

Para responder essa questão é necessário um acompanhamento do caso e uma repetição sistêmica dos testes de esforço. Não existe um exame isolado que permita determinar a área lesada do pulmão. Essa pergunta é feita, pois o interesse das pessoas resume-se nisto: saber o tamanho do estrago, porque sempre há esperança de não ter lesão alguma apesar dos incontáveis cigarros fumados. Portanto, a decisão de parar de fumar pode ser adiada para quando os sintomas da doença forem mais evidentes.

Existem programas que auxiliam a parar de fumar, e no mundo inteiro, esse tipo de programa tem-se mostrado eficiente para ajudar os fumantes a libertarem-se da dependência e nicotina.

One thought on “Como o corpo age quando você decide parar de fumar ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *