Quais as principais doenças provocadas pelo álcool?

Parar de beber:Em primeiro lugar, quando se existe um consumo excessivo de álcool, o corpo acaba reagindo e gerando algumas consequências imediatas como a perda da coordenação para andar, falha da memória ou fala mais lenta.

Entretanto o consumo prolongado do álcool pode afetar praticamente todos os órgãos do organismo de forma grave, provocando sérios problemas, caso a pessoa não parar de beber.

Doenças que você pode vir a ter se não parar de beber

  • Gastrite: provocada principalmente pela ingestão de álcool, onde ocorre uma inflamação na parede do estômago que causa sintomas como perda de apetite, azia, náuseas. O tratamento se da por evitar completamente o álcool e fazer uma alimentação com prescrição médica.
  • Hepatite ou cirrose hepática: se da devidamente pela inflamação do fígado, dessa maneira causando sinais com pele e olhos amarelados e abdômen inchado. Se caso ocorrer vários episódios de hepatite, pode vir a acontecer uma cirrose hepática, que se da quando as células do fígado são destruídas, o deixando sem funcionamento causando a morte do paciente. O tratamento é feito co o abandono do álcool e uso de medicamentos prescritos pelo médico.
  • Impotência ou infertilidade: o consumo elevado de álcool pode levar á lesão de nervos no organismo, provocando a impotência no homem. Na mulher o período menstrual pode se tornar irregular e causar também a infertilidade.
  • Infarto e trombose: ingerir álcool pode provocar doenças cardiovasculares como o infarto e a trombose, que geralmente ocorrem devido a elevadas taxas de colesterol e triglicerídeos, onde há excesso de gordura acumulada nas artérias que impedem a circulação normal.
  • Câncer: O álcool pode causar sete tipos diferentes de câncer, que incluem a faringe, esôfago, fígado, cólon, reto e mama.
  • Pelara: doença causada pela falte de vitamina B3 que provoca pele acastanhada em diferentes partes do corpo, como por exemplo, face e mãos, o que provoca coceira e diarreia constante.

Assim como também pode vir a ter

  • Demência: quando se consome bebidas alcoólicas em excesso o resultado pode ser a demência que se caracteriza pela perda de memória, dificuldades de falar e se mover.
  • Existem pessoas que necessitam até de ajuda para realizar atividades como comer, se vestir e até ir ao bainheiro.
  • Anorexia alcoólica: Se da quando a pessoa ao invés de ingerir comida ela ingere bebidas alcoólicas, tendo como resultado o emagrecimento instantâneo. E que facilmente pode levar ao surgimento da bulimia.
  • Imunidade baixa: beber torna o corpo mais fraco e consequentemente suscetível à ação de microrganismos que podem atacar o sistema de defesa do corpo.

  • Anemia: por não tem geralmente a alimentação equilibrada o alcoolista pode gerar carência de certos tipos de nutrientes no corpo, como por exemplo, o acido fólico.
  • Polineuropatia alcoólica: essa doença ataca os nervos que saem da medula. O problema tem inicio nos pés e sobe para o corpo todo de forma progressiva podendo assim afetar mãos, pés, braços, entre outros.
  • Demência de Korsafoff: ela prejudica o sistema nervoso central e periférico isto é,causando sintomas como prejuízo da memória e a aprendizagem, amnésia parcial, confusão mental, perda de coordenação e equilíbrio dos movimentos musculares voluntários…

Parar de beber pode parecer complicado mas você consegue!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *