O que são os ômegas 3, 6 e 9?

O conjunto de ômega 3, 6 e 9 também é conhecido como ácidos graxos essenciais, são gorduras consideradas fundamentais para um melhor desenvolvimento do seu corpo. O ômega 3 são um tipo de gordura boa, presentes em peixes como salmão, sardinha ou atum e frutos secos como nozes, amêndoas ou castanha de caju, por exemplo.

Já o ômega 9, não é essencial porque são produzidos pelo corpo, como o nosso corpo não os produz, eles devem ser adquiridos através da alimentação ou suplementos.

Para que serve?

Esses três tipos de gorduras garantem que o organismo se mantenha saudável, para manter níveis adequados de ômegas 3, 6 e 9 e os seus benefícios para a saúde, a suplementação pode ser uma boa opção especialmente para quem não come peixe pelo menos duas vezes por semana ou no caso de vegetarianos.

os ômegas agem de forma benéfica em todo sistema circulatório e auxilia na diminuição de coágulos responsáveis por enfartes e derrames.

Atua no melhor desenvolvimento do cérebro, trazendo melhorias para memória, concentração e toda atividade cerebral.

  É indicado por sua forte eficácia na redução dos níveis de colesterol e o triglicerídeo no organismo, que em grande quantidade podem trazer sérios danos à saúde.

Quem pode fazer o uso?

Os suplementos contendo ômega 3, 6 e 9 podem ser tomados por qualquer pessoa, no entanto, a dose de cada ômega depende das suas necessidades ou carências nutricionais, do tipo de alimentação que faz ou mesmo do tipo de doença em questão.

Um dos principais efeitos adversos do consumo de ômegas 3, 6 e 9 podem acontecer devido ao uso de uma quantidade superior à dose diária recomendada e podem incluir dor de cabeça, dor abdominal, enjoo, diarreia e aumento dos processos inflamatórios.

Quais os benefícios e doenças que ajuda a prevenir?

  • Ômega-3; É considerado o mais poderoso, capaz de combater a diabetes e prevenir alguns tipos de câncer, são encontrados especialmente nos peixes de águas frias como o salmão, tem ação anti inflamatória e por isso ajudam a aliviar a dores articulares, Uma alimentação rica em ômega 3 também pode tratar e até prevenir a depressão. 

  • Ômega-6; É indicado para a manutenção e prevenção da osteoporose, pois age de forma poderosa nos ossos mantendo-os fortes.  Estão presente nas gorduras vegetais como nozes ou amendoim. São importantes na diminuição da pressão arterial e do colesterol, contribuindo para aumentar o colesterol bom, que é o HDL. Atua na síntese hormonal e colabora para o funcionamento adequado do sistema imunológico. Além disso, ajuda na manutenção e no tratamento de uma pele mais saudável.

  • Ômega-9; Está ligada diretamente no controle do colesterol, melhora as funções imunológicas e a aterosclerose, está presente em alimentos como azeite ou amêndoa, esta gordura é importante para a regulação da temperatura do corpo, Esse elemento é um antiinflamatório que ajuda a prevenir o câncer e atua contra doenças do coração e contra o envelhecimento precoce das células.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *