Quais os benefícios da maca peruana?

A maca peruana é um alimento tubérculo semelhante ao rabanete e se popularizou pelo mundo inteiro devido a sua ajuda na libido e fertilidade. Estima-se que seja cultivada há mais de 2 mil anos pelos incas. 

Ela é fonte de vitaminas e minerais importantes, além do mais carboidratos e proteínas. Dessa forma a ciência já comprovou em diversas pesquisas o que o alimento pode proporcionar para os seres humanos e há ainda vários estudos em andamento que visam esclarecer os seus benefícios.

Quem deve tomar cuidado ao tomar a maca peruana?

Ainda não há comprovações científicas de que o consumo possui efeitos colaterais.

Porém, os especialistas não recomendam que mulheres grávidas e lactantes consomem o alimento, pois não há dados que comprovem a sua segurança para essas pessoas.

Por precaução, pessoas com problemas hormonais, pacientes com câncer de mama, útero, ovário e endometriose devem sempre se consultar com um médico antes de usar a maca peruana.

Em alguns casos, a dose recomendada deve ser prescrita por um profissional, como médicos e nutricionistas. Sabemos que gestantes e pessoas com distúrbios gastrointestinais (devido às fibras do alimento) podem ter problemas de saúde.

Tirando essas pessoas que possuem um pequeno risco toda e qualquer pessoa pode vir a tomar, o importante é consultar um médico antes.

Seus benéficos pode são vários e dentre eles podemos citar, como por exemplo:

O controle de diabetes: A maca peruana diminui a absorção de glicose no organismo devido a grande quantidade de fibras que ela possui em sua composição.

Além disso, o seu consumo regular pode ajudar a inibir a ação de uma enzima que age no processo de digestão e reduz a inflamação associada a doenças crônicas, como diabetes tipo 2.

Sendo assim, evita que a insulina seja liberada no organismo em grandes quantidades e aumenta o controle do diabetes.

A maca peruana tem como um de seus benefícios ajudar na perda de peso pois é rica em  fibras e carboidratos complexos, o que contribui para que a pessoa se sinta mais saciada.

Com essa redução de apetite, ocorre uma diminuição no consumo dos alimentos durante as refeições. E as fibras ajudam o intestino a funcionar melhor, o que evita inchaços abdominais e desconfortos.

Dessa forma a maca peruana também pode ajudar com a disfunção erétil. Um estudo divulgado no Journal of Andrology analisou homens com o problema. Aqueles que consumiram por quatro meses a maca peruana melhoraram o desempenho sexual em comparação com aqueles que não tiveram acesso ao tubérculo.

A maca peruana possui vários outros benefícios como, ajudar nos sintomas da menopausa, melhorar a imunidade, melhorar o desempenho para os esportes, protege o coração, melhora o humor, previne o câncer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *